voo-diretor-setembro-2

É Setembro. Termina o verão acolhemos o outono. Novos frutos, novas folhas, novas flores, regresso ao estudo ou ao trabalho, tudo soa a recomeço. O espaço do sonho é circular como o tempo…
Ao recomeçar, somos convidados a reinventar-nos com a liberdade de arriscar tudo. Contemplando a beleza e abertos à surpresa, a nossa capacidade de renovação exige coragem, ousadia, persistência… Pedimos ao nosso Deus que nos encha dos seus dons e que cada um se deixe envolver por Ele…com humildade, espírito de servir e capacidade de abater o castelo das teorias e medos, fazendo das nossas vidas lugares de beleza.
Recomeçar é acreditar que a vida se renova, é fazer e refazer com a certeza do Amor que é princípio (o Verbo) que nos move e transforma.

O início deste ano pastoral é um tempo particularmente pródigo no desafio ao recomeço, à renovação. Comemoramos já 50 anos do Concílio Vaticano II. À entrada do Ano da Fé e às portas da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que se debruçará sobre «A nova evangelização para a transmissão da fé cristã», não deixamos de vislumbrar, um tempo novo, um tempo de oportunidade e de graça para recomeçar, despertando para um alvorecer de novas Esperanças.

É dentro deste projeto de nova evangelização e da necessidade de “redescobrir o caminho da Fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a Alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo” que o DNPJ e os secretariados diocesanos, assentam as traves mestras dos seus projetos pastorais. A palavra pastoral vem de Pastor, e quem trabalha na pastoral procura imitar Jesus, “o bom pastor”(Jo 10,11-14), procurando implementar a sua pedagogia. Buscar a pedagogia de Jesus é entender o caminho que Ele propôs, a maneira d´Ele “chamar” as pessoas para trilhar este caminho e o modo como Ele mesmo o trilhou.

Nesta vontade de fazermos caminho, juntos, em Igreja, eis a luz que alumia este primeiro trimestre:

  • I Jornadas de Pastoral Juvenil para todos os animadores juvenis… para uma fé esclarecida e esclarecedora pretende refletir: formar os jovens – uma missão prioritária para a Igreja e olhar a pastoral juvenil perante os desafios educativos atuais; analisando a realidade onde estamos inseridos pelo estudo da análise swot de que deram conta os nossos secretariados e movimentos. É, na verdade, uma grande oportunidade para aprimorarmos a nossa opção preferencial pelos jovens, ao mesmo tempo em que nos organizamos melhor como Igreja que também se faz jovem. Dia 19 e 20 de Outubro, em Fátima, no Centro Missionário da Consolata.
  • YOUthTRAVEL, a peregrinação formativa por todas as dioceses do país, fortalecendo laços fraternos e, olhos nos olhos com todos os agentes de pastoral juvenil, “descobrir novos caminhos para evangelizar os jovens para que, por sua vez, sejam testemunhas do evangelho na cultura de hoje. Acompanhados da Cruz entregue por João Paulo II aos jovens europeus e com o tema “Ide e Fazei discípulos” são objetivos específicos deste projeto, nascido de uma parceria com a Paulus editora: aprender a fazer propostas de evangelização direta, experiencial e prática aos jovens; Favorecer a comunicação na verdade e na caridade; Traçar uma ponte que recorde a JMJ Madrid 11 e sirva de lançamento para a JMJ Rio 2013; Revitalizar a pastoral juvenil; Criar proximidade união e comunhão; Formação em articulação com a igreja local; Incentivar à participação e caminhada de cada jovem ajudando-o a descobrir o seu papel e missão na construção da Igreja e do Mundo. Iniciaremos a 29 de Setembro. Acompanha-nos pelo nosso site, www.dnpj.pt.
  • IX Festival Nacional da Canção Mensagem: um outro momento de encontro dos jovens com outros jovens e com Cristo através da música. Essa arte de bem combinar os sons, é o que decorrerá em Fátima, no dia 1 de Dezembro, que promove a canção cristã como instrumento privilegiado de evangelização. À luz dos temas: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4,4 ) e “Ide e fazei discípulos de todos os povos” (Mt 28,19) os objetivos deste festival são dinamização da pastoral dos jovens; incentivar a criação poético-musical partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos; promover a canção mensagem como forma de linguagem musical e evangelizadora; possibilitar a comunicação, o convívio entre os jovens de cada Diocese, grupos de jovens, movimentos eclesiais em Portugal.

Vem voar connosco. Voas? De braços abertos…

Share
Share