Padre Eduardo Novo
Diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil
Caríssimos Jovens,
Escrevo-vos de Roma neste dia Mundial da Juventude, desde a praça de S. Pedro, de onde há 32 anos o Papa João Paulo II entregou aos jovens a grande Cruz do Ano Santo da Redenção com estas palavras. «Queridíssimos jovens, no final do Ano santo confio-vos o sinal deste Ano jubilar! “A Cruz de Cristo” dando inicio a esta aventura da fé com os jovens de todo o mundo, gesto que sublinhava a missão dos jovens como protagonistas da nova evangelização do mundo contemporâneo. Era o início das Jornadas Mundiais da Juventude.
Assisto com entusiasmo e renovada Alegria à entrega da cruz dos jovens de Cracóvia aos jovens do Panamá… o mundo inteiro está ali. Naquela cruz cruzam-se todas as latitudes e longitudes, estamos juntos no mesmo abraço, a fazer crescer a fé e a Esperança revelada no amor invencível de Cristo.
Meu Deus como sois grande! A cruz ponto de chegada e de partida.
Junto à cruz está Maria “Eis a tua mãe” (Jo, 19,27) a cena tão dolorosa quanto bela em que Jesus de braços abertos do alto da cruz nos consagra Maria como mãe. No extremo da sua dor, com a morte do seu Filho, nasce a sua maternidade universal. Junto à cruz Maria recebe a definitiva consagração do seu sim.
Para este dia o Papa na sua mensagem propõe uma escuta atenta ao Magnificat “O Todo poderoso fez em mim maravilhas” esse belo cântico que brota do coração de Maria no momento em que encontra a sua prima Isabel quando esta a bendiz.
A jovem corajosa que dá graças, porque o Senhor a escolheu entre os humildes. A jovem de ações grandiosas que deixou a sua marca na história, a jovem que conservava na memória os acontecimentos da vida, a jovem da fidelidade criativa na construção de tempos novos, a jovem da tradição, a jovem que ouve os mais velhos.
Como ela e na beleza da contemplação desta figura de Maria e do Magnificat deixa-te contagiar, ouve os mais velhos e conjuga a sua sabedoria com a tua força e valentia.
O Papa propõe-nos essa missão: escutar os avós, faz memória do passado para acolher as intervenções inéditas que Deus quer realizar em nós e por nós, encontra futuro nos abraços do passado, manifesta os sentimentos de gratidão, arrependimento, entrega, dando graças e cultivando o louvor, sai do sofá e leva contigo a faixa ardente, a busca de um sentido para a Vida, não renuncies aos teus sonhos, não fiques submerso nos problemas, na impressão da impotência diante das crises, sente-te mensageiro da paz, da justiça e do amor, deixa-te tocar por este amor de Deus, aposta na Vida.
Somos tantos dons!
Não deixes de viver este dia diocesano da juventude na tua igreja local, marca encontro com o teu Bispo na tua diocese.
Vós sois deveras bons! De modo especial, vós jovens de Portugal, sois todos magníficos!
Give all get more!!!
Vosso,
Pe. Eduardo Novo