A escolha desta oferta prende-se com o simbolismo que a Oliveira tem para os cristãos. O culto da oliveira encontra-se desde tempos remotos associado à tradição religiosa judaico-cristã, nomeadamente às Sagradas Escrituras.

A oliveira é das poucas árvores nomeadas na Bíblia – no livro primacial o Génesis – participando com inteira justiça na criação do mundo.

E de que maneira! É a folha verde da oliveira que a pomba traz no bico. A paz.

Com a terra criada, a oliveira poderosa como é, viaja no tempo. Acompanha a aventura humana desde o Jardim das Oliveiras até hoje. Ilumina as casas e os homens.

Metamorfoseia-se em esperança, fecundidade e exaltação. (Revistas Ouro Virgem 4/5 e 8/9 de Roger Teixeira Lopes e Eugénio Cavalheiro)

“É esta metamorfose na formação e fé que queremos que aconteça em cada animador de pastoral juvenil, por isso a oliveira ficará como símbolo da passagem do DNPJ, para que sempre seja lembrada a formação com base no Youcat,” afirma o diretor, P. Eduardo Novo.

Um único tronco e muitos ramos é também a metáfora usada para a explicação.

“Na entrega há ainda o simbolismo do compromisso da equipa do DNPJ, como meio de união, apoio e envolvimento com todos os secretariados,” acrescenta.

Share
Share