Bem-vindos ao site português do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil dedicado à JMJ16.

 JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2016
CRACÓVIA, POLÓNIA - 26 JULHO A 31 JULHO

«Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7) 

O logotipo da JMJ 2019

A Arquidiocese do Panamá e o Comité Organizador Local apresentaram hoje o logotipo oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se vai realizar entre 22 e 27 de janeiro 2019.

O logotipo da JMJ 2019 que foi hoje apresentado no Panamá é composto por cinco elementos que fazem referência ao país da América Latina e ao maior encontro mundial de jovens.

Os elementos do logo são: Canal do Panamá, a forma, a “silhueta”, do país, a cruz peregrina, a silhueta da Virgem Maria e a uma Coroa que representa os cinco continentes.

Segundo a organização, o Canal do Panamá simboliza o caminho do peregrino que “vê em Maria o meio para encontrar Jesus” e a silhueta do istmo do Panamá (estreita porção de terra entre o mar das Caraíbas e o oceano Pacífico que liga a América do Norte e a América do Sul.) que vai ser “lugar de acolhimento”, em janeiro de 2019.

A Cruz do Peregrino, a silhueta da Virgem no «faça-se em mim segundo a Tua palavra» e pontos brancos que simbolizam a coroa de Maria e os peregrinos de cada continente são os elementos do logotipo.

“A silhueta do logo tem a forma de coração e a letra ‘M’ como símbolo da frase "Ponte do Mundo, Coração do Universo", que remete ao nome de Maria como ponte para Jesus e o seu coração dedicado de Mãe”, informa ainda a organização.

A apresentação decorreu durante o 47.º Encontro Eucarístico, na Arena Roberto Durán, que marcou também o início da peregrinação dos símbolos da JMJ - a Cruz e o ícone de Nossa Senhora – pelas dioceses panamenses.

O logo foi apresentado pelo arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa, e Ambar Calvo, a jovem de 20 anos estudante de arquitetura que ganhou o concurso para a criação do logo oficial da JMJ 2019.

A Jornada Mundial da Juventude foi convocada pelo Papa Francisco e vai realizar-se no Panamá, de 22 a 27 de janeiro de 2019, com o lema «Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc, 1, 38).

 

Email