Cáritas Jovem
da Cáritas Diocesana Leiria-Fátima
A Cáritas Diocesana de Leiria deu conta de um número considerável de jovens monitores da Colónia Balnear que expressavam a vontade de ser solidários, não só durante o verão, mas também durante o ano.
A perceção deste querer, altruísta e pró-ativo, dos jovens que nos rodeavam, foi sem dúvida o mote para a criação da Cáritas Jovem: queríamos colocar a render esta boa vontade. Assim, em junho de 2014, 6 jovens foram convidados a integrarem a equipa coordenadora da recém-criada Cáritas Jovem.
A Cáritas Jovem foi criada com o objectivo de promover a participação dos jovens nas ações sócio-caritativas da Diocese de Leiria-Fátima. Através da criação de projetos sociais nas áreas da educação, cultura, desporto e bem-estar a Cáritas Jovem procura colmatar algumas necessidades identificadas na comunidade.
Explica-me
Desde a sua constituição, a Cáritas Jovem desenvolve na Diocese quatro projetos no âmbito das diversas áreas de atuação.
Em Janeiro de 2015 foi lançado o projeto “Explica-me”, que consiste num modelo de apoio escolar de orientação e acompanhamento do estudo de diversas disciplinas do 2.º e 3.º ciclos. Este projeto visa colmatar as necessidades de adolescentes provenientes de famílias carenciadas e, neste momento conta com a participação de 15 jovens voluntários com formação superior que, em regime de voluntariado, partilham o seu saber com cerca 20 adolescentes. O Explica-me decorre todos os sábados no Centro de Apoio ao Ensino Superior, cedido pela Diocese de Leiria-Fátima.
Os resultados desta partilha têm-se mostrado muito gratificantes, uma vez que no ano letivo de 2015/2016, de 20 crianças e adolescentes abrangidos pelo projeto, 19 obtiveram sucesso escolar.
Núcleo do Desporto
Ao longo do ano lectivo, com o intuito de integrar e motivar os explicandos e comemorar o seu sucesso escolar, a Cáritas Jovem desenvolve também o projeto “30 por uma linha!”, de cariz desportivo, no último Sábado de cada mês. Este projeto consiste numa tarde de atividades lúdico pedagógicas, contando com a ajuda de jovens voluntários.
O Equipa-te já conta com quatro edições e tem em vista uma nova a 29 de abril. O seu objetivo é acolher jovens ou crianças carenciadas em atividades lúdico-pedagógicas, realizadas durante 3 dias, numa comunidade a definir, sendo que nunca se realiza no mesmo local. É esta comunidade que nos proporciona o local para pernoitar e cozinhar, estreitando laços entre participantes e a comunidade visitada. Cada Equipa-te conta com cerca de 30 participantes e 11 monitores voluntários, que se defrontam em estafetas, peddy-papers, jogos noturnos e outros jogos de objetivos.
Escuta-me
O Escuta-me é um projeto que se iniciou a 2 de outubro de 2015 e que conta até ao momento (março de 2017), com 14 conferências realizadas, organizadas por 4 voluntários. O objetivo é instruir, motivar e inspirar a comunidade local.
Vários temas foram debatidos, entre eles a educação parental, luto, igreja e sexualidade, empreendedorismo jovem ou valorização da comunidade idosa, contando com diversas personalidades das mais diversas áreas como por exemplo o Pe. Feitor Pinto, o professor Dr. Pinto da Costa, o treinador Kitó Ferreira ou a pediatra Arlete Crisóstomo.
O cariz solidário deste projeto prende-se com o facto de o valor da entrada em cada conferência ser um alimento não perecível.
Solidariedade Brilha
Também a nível local, e no âmbito da Operação 10 Milhões de Estrelas-Um gesto pela Paz promovida pela Cáritas Portuguesa, a Cáritas Jovem participa anualmente na organização do evento solidário A Solidariedade brilha no Mercado Santana. Este é um projeto desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima que a par com a Cáritas Jovem promove a partilha e a paz, promovendo a participação e interação dos jovens voluntário com a comunidade.
A Semana Nacional Cáritas é um período em que se destaca a promoção da solidariedade junto da comunidade, e por isso é para nós um período em que se amplia aquele que é o objetivo essencial da Cáritas Jovem. É então uma semana em que damos a cara e participamos no peditório público nacional, junto das comunidades locais.
O mote da Semana Cáritas (2017), “Família Construtora da Paz”, é fundamental e é também um desafio para a sociedade atual. A família é a primeira estrutura da sociedade, é onde nos integramos quando nascemos e onde nos construímos enquanto crescemos. É a família que forma, através da transmissão de valores e princípios, os elementos que constituem a nossa sociedade. Assim, enquanto equipa que trabalha para e junto da comunidade, a família e a promoção desses valores e princípios são também o nosso mote.
Por vezes, é visível na nossa comunidade uma lacuna nesta estrutura familiar, mas é também por isso que nas nossas ações não procuramos apenas colmatar necessidades pedagógicas, mas também procuramos criar a “nossa família”.