O Papa Francisco começou um ciclo de catequeses dedicado à Eucaristia onde criticou o uso de telemóveis e recordou que o sacerdote diz «corações ao alto».
“A Missa não é um espetáculo: significa ir encontrar a paixão e a ressurreição do Senhor. Por isso o sacerdote diz: “Corações ao alto”. Que significa isto? Recordai-vos: não levanteis os telefones”, afirmou aos peregrinos na Praça de São Pedro para a audiência pública semanal de quarta-feira.
O Papa Francisco disse que lhe causa “muita tristeza” quando celebra na Praça de São Pedro ou na Basílica e vê “tantos telefones levantados, não só dos fiéis, mas até de alguns sacerdotes e bispos”.
“Não, não é agradável!”, sublinhou.
O pontífice destacou que quando o sacerdote que preside à celebração diz: «Corações ao alto?» “não diz telefones ao alto para fazer fotografias”.
A agência de notícias inglesa Reuters divulgou que o Papa Francisco não é visto a usar o telemóvel em público deste que foi eleito em 2013.
Francisco explicou que as próximas catequeses são dedicadas às Eucaristia e “gostaria de responder a algumas perguntas importantes” para se “redescobrir ou descobrir” como “o amor de Deus resplandece através deste mistério da fé”.
“O Senhor está ali connosco, presente. Muitas vezes nós vamos ali, olhamos para as coisas, falamos entre nós enquanto o sacerdote celebra a Eucaristia… Não celebramos ao lado d’Ele.
Mas é o Senhor! Se hoje viesse aqui o Presidente da República ou qualquer pessoa muito importante do mundo, certamente todos estaríamos perto dela, e gostaríamos de a saudar”, desenvolveu o Papa na intervenção dia 8 de novembro.