A Associação Kerygma atribuiu os seus prémios da música católica relativos ao ano de 2013 e distinguiu grupos conhecidos do público juvenil como a Banda ‘Jota’, o duo ‘Simplus’ e os ‘GodStones’.

Em cada ano ou período de anos, os melhores compositores, intérpretes, artistas ou grupos e melhores trabalhos musicais são distinguidos pela associação cultural em diversas categorias, com os prémios canção do ano, álbum do ano e artista/grupo do ano. Os vencedores dos prémios especiais Consagração, Revelação e Música Litúrgica são escolhidos pela direção da Associação Cultural Kerygma.

O tema ‘Bartimeu’ da Banda ‘Jota’ recebeu o Prémio Canção 2013 informa a associação sobre a mais recente edição dos prémios Kerygma.

Em comunicado, a organização recorda que para comemorar 10 anos de atividade, em dezembro de 2013, a Banda ‘Jota’ lançou o quarto álbum – ‘Não Vou Parar’ – com 13 temas de evangelização e de oração inspirados em episódios do Novo Testamento ou nas atitudes do cristão hodierno onde está o encontro de Jesus com Bartimeu que deu origem à canção premiada.

Já o duo ‘Simplus’ recebeu da Associação Kerygma o Prémio Artista/Grupo 2013. Os primos Maria Durão e Luís Roquette começaram a escrever, compor e cantar no ano 2000.

2013 foi o ano que os ‘Simplus’ lançaram o quarto álbum intitulado ‘Cada vez mais tu’, 10 anos depois do primeiro trabalho – ‘Entrega’ – e foram distinguidos com o Prémio Artista/Grupo.

 

 

 

O Prémio Revelação foi atribuído ao grupo ‘GodStones’. A banda jovem do Seixal, depois de vencer os concursos na Diocese de Setúbal, atuou no ‘Teu Palco’ do Festival Jota onde foram considerados a Banda Revelação. Esta distinção garantiu o concerto no palco principal do Festival de verão de música de inspiração cristã do ano seguinte, em São Pedro do Sul.

 

Na sexta edição o Prémio Música Litúrgica é atribuído com o intuito de destacar a qualidade de um CD de música litúrgica e foi atribuído a ‘Esta Luz de Cristo’, obra “de grande qualidade” interpretada pelo Grupo Coral de Jovim. O CD apresenta catorze temas e tem músicas e letras de autoria de Vítor Pereira, com harmonizações, arranjos instrumentais e direção musical de José Joaquim Ribeiro.

A associação cultural atribuiu a menção honrosa de Música Litúrgica 2013 a ‘Florinha da Eucaristia’. Segundo explica, o Grupo Coral Litúrgico de Santa Eulália de Balasar, apresenta uma “bela obra de música sacra com cânticos que refletem a profunda espiritualidade eucarística da beata Alexandrina de Balasar” e é orientado pelo Maestro Pedro Malta.

A Associação Kerygma informa que idealizou e instituiu os Prémios Kerygma da Música Católica com o objetivo de “incentivar a evangelização” através da atividade musical.

Share
Share