A Cáritas Portuguesa vai homenagear o beato Óscar Romero, “o homem que foi «a voz dos sem voz»”, com uma Eucaristia este domingo, dia 28 de junho, às 11h00 na igreja de Santa Isabel, em Lisboa.

Num comunicado enviado ao Departamento Nacional da Pastoral Juvenil a Cáritas Portuguesa revela que “sempre apoiou a causa da beatificação” de D. Óscar Romero e “alegra-se pela sua concretização” considerando-a uma “oportunidade para reafirmar a vocação das Igreja na defesa da justiça e da solidariedade”.

Neste contexto, a Cáritas Portuguesa “convida todos os cristãos católicos” a associarem-se a esta iniciativa participando na Eucaristia que vai ser presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, este domingo às 11h00 na igreja de Santa Isabel, em Lisboa.

O arcebispo Óscar Romero (1917-1980) foi proclamado beato no dia 23 de maio na Praça do Divino Salvador do Mundo, em El Salvador, América Latina.

A instituição de caritativa da Igreja Católica recorda que o beato foi assassinado enquanto celebrava a Missa numa capela de um hospital de  Salvador, em 1980, depois de “repetidamente ter denunciado os muitos atos de violência que se viviam em El Salvador”.

A Cáritas Portuguesa informa ainda que na última Assembleia Geral da Caritas Internationalis, realizada de 12 a 17 de maio, em Roma, D. Óscar Romero foi aclamado patrono da organização”, juntamente com São Martinho de Porres e Madre Teresa de Calcutá, pelo exemplo que deixa a todos enquanto homem que deu a vida pela justiça.

“Ele é um modelo para todos os crentes, homens e mulheres de boa vontade, destaca a organização em Portugal.

 

Share
Share