O Papa Leão XIV canoniza amanhã, dia 7 de setembro, dois jovens que marcaram profundamente a vida da Igreja: Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati. A celebração solene, em Roma, será um marco histórico para toda a Igreja e, de modo particular, para os jovens, que encontram nestes novos Santos referências luminosas de uma fé vivida com simplicidade, coragem e autenticidade.

Carlo Acutis, jovem italiano do nosso tempo, soube colocar os seus dons ao serviço da evangelização mostrando que a santidade é possível no quotidiano e no mundo digital. Pier Giorgio Frassati, encarnou a radicalidade evangélica no compromisso social, na amizade e no amor aos mais pobres, tornando-se sinal de esperança para gerações inteiras.

Para os jovens portugueses, esta canonização tem ainda um valor especial: Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati foram patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. A sua presença espiritual acompanhou cada passo desse grande encontro, inspirando a alegria, a fé e o ardor missionário que marcaram a vida de milhares de jovens vindos de todo o mundo.

No Jubileu dos Jovens, o Papa Leão XIV evocou de modo particular estes dois testemunhos, dirigindo-se à juventude: “Queridos jovens, a nossa esperança é Jesus […] cultivando a amizade com Ele com a oração, a adoração, a Comunhão eucarística, a Confissão frequente, a caridade generosa, como nos ensinaram os beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, que em breve serão proclamados Santos. Onde quer que estejais, aspirai a coisas grandes, à santidade. Não vos contenteis com menos.”

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil acolhe com gratidão e alegria este dom para a Igreja e para os jovens portugueses. Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati recordam-nos que a santidade não é um ideal distante, mas um caminho próximo e fascinante, percorrido na entrega, na amizade com Cristo e no serviço aos outros. Que as comunidades cristãs saibam acolher este testemunho e inspirar-se nele, para que a juventude continue a ser protagonista de uma Igreja viva, comprometida e missionária.

Lisboa, 6 de setembro de 2025

Share
Share