A aplicação multicanal portuguesa ‘Click to Pray’ foi apresentada e assumida no Vaticano como a aplicação da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração, obra entregue à Companhia de Jesus), na sexta-feira, dia 04 de março.
“É um instrumento que nos acompanhará e ajudará a viver os nossos dias ao serviço da missão da Igreja. O ‘Click To Pray’ é uma bela surpresa e iniciativa”, disse o secretário da Secretaria de Comunicações do Vaticano, o monsenhor Lucio Ruiz, em Roma, informa o Apostolado da Oração português, numa nota enviada ao DNPJ.
O ‘Click to Pray’ é uma plataforma multicanal – web, app móvel (Android e iOS) redes sociais e emailing – que apresenta uma oração diferente para cada um dos 365 dias do ano e convida as pessoas a unirem-se às intenções do Papa Francisco e foi apresentada na primeira sexta-feira de março: Dia Mundial de Oração pelas Intenções do Santo Padre, no âmbito da iniciativa ‘24 Horas para o Senhor’.
Segundo o CEO da La Machi, Comunicação para Boas Causas, Juan Della Torre, a empresa que concebeu a aplicação, o ‘Cick To Pray’ é o “resultado de codificar o ADN da Rede Mundial de Oração do Papa e de o levar a uma missão digital”.
Por sua vez, o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) salientou o impacto mundial de uma oração em rede pelas intenções da Igreja: “A oração, tal como o amor, atua e transforma o mundo, embora o faça sem ruído”
“O ‘Click to Pray’ coloca em rede com milhões de pessoas “que desejam um mundo novo, de paz, justiça e fraternidade. É uma oração em ação, uma oração que nos liga ao mundo”, observou o padre jesuíta Frédéric Fornos.
O também diretor do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), da Companhia de Jesus, acrescentou que esta aplicação ajuda a “abrir o coração aos grandes desafios da humanidade” e a mobiliza pela missão da Igreja.
O Papa Francisco já conhecia o ‘Click To Pray’, e tinha conhecimento do objetivo de internacionalizar o projeto do AO, quando foi apresentado pessoalmente durante uma audiência ao MEJ, a 10 agosto de 2015.
“Com o Click To Pray, cada dia temos uma janela aberta sobre o mundo”, destacou ainda o diretor internacional do AO.
A plataforma multicanal, para além do português, passou a estar disponível em inglês, francês e espanhol e os promotores pretendem chegar ao italiano, chinês, coreano, entre outras línguas.
O ‘Click to pray’ foi lançado em Fátima a 21 de novembro de 2014, numa parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e com o apoio da Agência Ecclesia, da Aleteia, e do Grupo Renascença.
Mais de 35 milhões de pessoas integram a Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração). Em Portugal, o Apostolado da Oração procura, desde há 150 anos, proporcionar ajudas para a oração e formação cristã, a nível das suas publicações periódicas e editoriais e, mais recentemente, através das suas iniciativas digitais.