“Uma amizade profunda; encontro pessoal; testemunho; experiência” e uma “mensagem atual” são cinco razões que os promotores do encontro desenvolvem para ir a Ávila.
“Queridos amigos, o Encontro da Juventude em Ávila dá-nos a oportunidade de viver juntos, de rezar junto a uma mestra singular, de celebrar festivamente os sacramentos da Igreja, para ouvir, refletir e partilhar o significado da fé cristã”, escreveu o presidente da Conferência Episcopal Espanhola, o cardeal D. Ricardo Blázquez Pérez,numa mensagem aos jovens.
‘Em tempos difíceis, amigos fortes de Deus’ é o lema do encontro e segundo o secretário-geral da CEE são esperados quase seis mil jovens que vão “aprender” de Teresa de Jesus “tantas lições de humanismo” num exemplo de “santidade válida para este tempo”, disse D. José María Gil, na conferência de apresentação do evento.

O encontro começa no dia 5 de agosto com o acolhimento onde foram preparados momentos de animação na esplanada do Lienzo Norte da muralha de Ávila, às 19h30 (menos uma hora em Lisboa).
Depois, a abertura oficial do evento conta com uma atuação sobre a vida de Santa Teresa de Jesus, discursos oficiais e uma oração, a partir das 21h00 locais.
Nos dias seguintes do programa destacam-se vários itinerários de fé inspirados na figura de Teresa de Ávila, com catequeses e peregrinações aos diversos lugares teresianos como os Conventos de Santa Teresa, São José e da Encarnação.
A iniciativa pelos 500 anos de nascimento da santa e doutora da Igreja espanhola que conta com momentos de oração, reflexão, peregrinação e concertos – como Nico Montero; La Voz del Disierto; Rubén de Lis – termina com a Eucaristia de envio às 10h00 (menos uma em Lisboa) do dia 9 de agosto.
No sítio oficial em www.eej2015.com/es, a organização disponibiliza todas as informações úteis e necessárias bem como vídeos informativos sobre o próprio encontro, Ávila e Santa Teresa de Jesus.
O Encontro Europeu de Jovens em Ávila está a ser preparado pelo Departamento de Juventude da CEE, em colaboração com a Ordem do Carmo, a Diocese de Ávila e da cidade de Ávila.