FOTO: SDPJ PORTO
O processo “Escuta 360º – Juntos, a escutar o futuro”, promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), está a mobilizar jovens e agentes de pastoral juvenil em todo o país. Dezenas de pessoas já deram o seu contributo através do inquérito nacional lançado pelo DNPJ, partilhando experiências, desafios e esperanças para o futuro da pastoral juvenil.
Este processo de escuta, que nasceu da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, integra-se no caminho de elaboração do Quadro de Referência da Pastoral Juvenil em Portugal, um documento que pretende orientar e inspirar a ação da Igreja junto das novas gerações.
Atualmente no 2.º passo – Participar, o Escuta 360º está a mobilizar comunidades, paróquias, movimentos, congregações, associações e dioceses, criando espaços de diálogo entre diferentes realidades e gerações.
“É uma alegria ver tantos jovens e agentes de pastoral a envolverem-se com entusiasmo neste processo. Sentimos que a Igreja em Portugal está viva, atenta e disponível para escutar. Queremos que ainda mais pessoas se juntem a esta escuta, porque cada voz conta para construir o futuro da pastoral juvenil”, sublinha Pedro Carvalho, diretor do DNPJ.
O DNPJ recorda que a participação continua aberta até 31 de dezembro, convidando todos, todos, todos a dar o seu contributo e a fazer parte deste caminho coletivo de escuta e discernimento preenchendo os questionários online (Geral e Jovens).
O Escuta 360º é um processo nacional de auscultação lançado pelo DNPJ para construir, com a colaboração de jovens e agentes pastorais de todo o país, o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil em Portugal. Estruturado em seis passos — Preparar, Participar, Escrever, Escutar, Concluir e Partilhar —, o processo procura envolver todas as paróquias, movimentos, congregações, associações e dioceses, garantindo uma escuta ampla, inclusiva e transformadora sobre os caminhos da Pastoral Juvenil no futuro.
Lisboa, 31 de outubro de 2025
 
					 
												