“O concurso tem como objetivo a promoção e valorização do voluntariado e a partilha criativa de valores missionários através da utilização de novos meios de comunicação”, informa o IMC.

Os vídeos que não podem ter mais de dois minutos podem ser captados com telemóvel, smartphone  ou máquina fotográfica e a organização permite o uso de “programas de pós-produção vídeo e pós-produção áudio”.

Nesta terceira edição a novidade do concurso é a sua abertura a pessoas de todas as idades a partir dos 18 anos e a organização considera que esta mudança “conseguirá mostrar as várias dimensões da missão e voluntariado” e que terá “testemunhos de várias idades o que enriquecerá este concurso”.

Os concorrentes podem apresentar três vídeos que devem apresentar uma “experiência real de missão/voluntariado” em Portugal ou no estrangeiro, individual ou de grupo.

O júri vai avaliar critérios de criatividade e originalidade, qualidade técnica e profundidade na abordagem humana relativa ao tema “Missão” e “Voluntariado”.

“Que as pessoas sejam incentivadas a contar a sua missão em Portugal ou no estrangeiro, através de ações de voluntariado junto de idosos, crianças, ou de comunidades mais desfavorecidas, e possam mostrar o essencial desta alegria, que é partir e dedicar um pouco do seu tempo às populações que mais precisam”, assinala o Superior Provincial do Instituto Missionário da Consolata.

O padre António Fernandes “espera que a partir deste desafio, os participantes possam mostrar a beleza, a alegria de servir o outro”.

O prémio deste concurso é uma viagem a um campo de missão dos Missionários da Consolata onde se promove o contacto com os missionários e a as comunidades locais e a sessão de entrega do prémio terá lugar no mês de dezembro, no contexto da festa de Natal, em data e em local a designar.

regulamento do concurso “Faz o teu vídeo, mostra a tua missão”  e a ficha de inscrição estão disponíveis para consulta e descarregar no síte do Instituto Missionário da Consolata.

Share
Share