“A FEC centrará a sua representação na partilha de histórias de mudança nos países em que atua: pessoas e projetos concretos que revelam estilos de vida e modelos de desenvolvimento mais sustentáveis”, explica o comunicado enviado ao Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
No stand 93, a Fundação Fé e Cooperação vai ainda dar a conhecer a Campanha ‘Mudar pelo Planeta – Cuidar das Pessoas, que promove em conjunto com a CIDSE, a rede internacional de organizações católicas para o desenvolvimento.
A Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento foi fundada pela Conferência Episcopal Portuguesa e os Institutos Religiosos de Portugal e está a celebrar 25 anos em 2015.
A ONGD católica trabalha pela capacitação das populações em áreas como a educação, saúde, alimentação em particular nos países lusófonos.
A 8.ª edição do GreenFest tem como tema ‘Cidadania Ativa’ e o fio condutor é “Tenho o Poder”, com um programa variado, é a primeira vez que acolhe uma feira de Organizações Não-Governamentais (ONG), promovida com a parceria da Fundação Calouste Gulbenkian.
São mais de mais de 150 ONG nacionais e internacionais, de cinco países, “previamente selecionadas” que vão mostrar a sua atividade e os objetivos, acrescenta a organização.
Para além de se conhecer melhor a FEC, o comunicado destaca que ao longo da Feira das ONG, é possível participar em diferentes dinâmicas, como o jogo “Quem quer ser sustentável?”, ter conversas sobre alimentação sustentável, e conhecer alguns dos seus parceiros como uma jovem agricultora e voluntários.
O GreenFest, o maior evento de sustentabilidade nacional, celebra o que de melhor se faz nas três vertentes da sustentabilidade: Económica, social e ambiental, entre 8 e 11 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril.
(Fotografias do facebook da FEC e do GreenFest)