A Juventude Hospitaleira é um movimento de jovens cristãos, dos 13 aos 30 anos, criado para promover a formação dos jovens e despertá-los para as necessidades humanas do seu meio e provocá-los para a solidariedade comprometida. Cada jovem, ao inscrever-se no movimento, escolhe e assume um compromisso pessoal muito concreto a realizar com a periodicidade que acha mais adequada (uma vez por dia, por semana, por mês, por trimestre ou por ano), de entre uma lista de 30 possíveis. A única obrigatoriedade é a de escolher pelo menos dois desses compromissos e cada inscrição é válida apenas durante esse ano, ou seja no final de cada ano tecnicamente a JH deixa de existir pois deixa de ter participantes. Volta a formar-se novamente no dia 1 de Janeiro de cada ano, com inscrições de Jovens já anteriormente Hospitaleiros ou não.

Mas, vamos a um pouco de História:

Os Irmãos de São João de Deus e as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus são duas congregações religiosas que se dedicam, em Portugal, aos doentes mentais, respectivamente de sexo masculino e feminino, tentando a sua integração na sociedade ou, nessa impossibilidade, proporcionando-lhes uma vivência o mais humanizada e válida possível.

Com o objectivo de proporcionarem aos jovens um tempo diferente de reflexão do seu papel no mundo, ajuda ao próximo e descoberta de Jesus Cristo em cada Pessoa, realizam em cada ano Campos de férias: 8 a 10 dias de serviço, oração, partilha, convívio e amizade numa das casas de saúde que dirigem.

Tomando consciência de que o espírito desenvolvido em cada jovem durante o Campo de Férias não conseguia ter as oportunidades mais adequadas para continuar a crescer no ambiente concreto em que cada um vivia, foi criada a Juventude Hospitaleira em 1988, um movimento primeiro dado a conhecer a todos os jovens que já tinham participado nalgum Campo de Férias.

Hoje, tal como ontem, todos os jovens dos 13 aos 30 anos (quer já tenham feito um Campo de Férias ou não) são convidados a pertencer ao movimento da JH. Ao aceitarem esse convite, comprometem-se a realizar pelo menos 2 acções, com periodicidade escolhida pelos próprios, de forma individual, em família e/ou em grupo, que os leve a crescer na fé e a construírem-se como verdadeiros cristãos que vivem as três facetas: amar, evangelizar e orar/celebrar, descobrindo em cada irmão, sobretudo nos pobres, doentes, sós, marginalizados, …, o rosto actual de Cristo.

Sabendo que a fé e a vida se constroem na comunhão, são depois promovidos centralmente ou pelos próprios jovens, iniciativas, intercâmbios e várias actividades, de carácter local e nacional, como por exemplo Campos de Férias, Acampamento, Voluntariado, Páscoas Hospitaleiras, Experiências Missionárias, Fins de Semana Hospitaleiros, Retiros, Cursos e Comunidades Juvenis, entre outras. Durante o ano é ainda editado um jornal, o Hora Jovem, bimestralmente, existe um grupo de partilha na internet e uma Mediateca, de onde podem ser requisitados livros ou videos, pelo período de um mês.

Contactos

Juventude Hospitaleira
R. S. Tomás de Aquino, 20
1600-203 Lisboa

Tlf.: 21 721 33 00
E-mail: sede@juventudehospitaleira.org
URL: juventudehospitaleira.org

Share
Share