A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos promove um congresso internacional sobre a realidade juvenil, de 11 a 15 de setembro, no auditório da Cúria Geral da Companhia de Jesus (Jesuítas), em Roma.

O comunicado divulgado pela Santa Sé informa que para além de especialistas dos cinco continentes também vão participar no seminário jovens, “como porta-vozes”, de vários “contextos socioculturais e religiosos” de diversas zonas geográficas.

O programa do seminário inclui relatórios das conferências e comunicações dos participantes, seguidos de debates e discussões aprofundadas em grupos por idiomas.

Segundo o comunicado, vão ser refletidos temas como: «Juventude e identidade; juventude e diversidade; juventude e design; juventude e tecnologia; juventude e transcendência.»

O seminário internacional na próxima semana (de 11 a 15), vai realiza-se na sede geral dos Jesuítas, em Roma.

O encontro anunciado hoje é uma das iniciativas para preparar a 15.ª Assembleia Geral ordinária do Sínodo, agendada para outubro de 2018, sobre o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».

O Sínodo dos Bispos é como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, com peritos e outros convidados, para ajudar o Papa no governo da Igreja.

Até hoje contam-se 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas dedicadas à Família, em 2014 e 2015. 

[Foto: Arquivo – Alberto Pizzoli/AFP]

Share
Share