A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) já abriu as inscrições para a 9.ª edição do Troféu Português do Voluntariado, e as candidaturas decorrem até 15 de outubro.
A CPV atribuído anualmente o Troféu Português do Voluntariado a candidaturas apresentadas por “organizações privadas com ou sem fins lucrativos”, constituídas e sediadas em território nacional, e a entidades públicas nacionais.
O Troféu Português do Voluntariado tem na sua raiz o “homenagear” o trabalho dos voluntários e “incentivar” a prática do voluntariado.
As candidaturas estão abertas até 15 de outubro e a Confederação Portuguesa do Voluntariado disponibiliza o regulamento do concurso no seu site, bem como o formulário online.
Cada organização pode apresentar até ao máximo de 3 candidaturas e os projetos de voluntariado devem ser enquadrados em várias áreas, como: Ação Cívica e Comunitária; Ação Social; Ciência e Cultura; Cooperação para o Desenvolvimento; Defesa do Património e do Ambiente; Proteção Animal, Desenvolvimento da Vida Associativa e da Economia Social, Direitos Humanos, Proteção Civil e Saúde.
As candidaturas vão ser analisadas por um júri independente e os vencedores são anunciados no Dia Internacional dos Voluntários, a 5 de dezembro, “num evento organizado para assinalar esta importante data comemorativa”.
O Troféu Português do Voluntariado pretende distinguir o trabalho dos voluntários em projetos de voluntariado que tenham como objetivo: “Promover” o voluntariado como exercício de “cidadania ativa, de solidariedade e de dádiva, na construção do bem comum”.
A CPV explica ainda no artigo 3.º que a distinção anual pretende “valorizar” o voluntariado que contribui para a “melhoria das condições de vida de pessoas e comunidades” e “divulgar” boas práticas de voluntariado para “incentivar a sua replicação” e/ou a realização de novos projetos.
De recordar que o júri do troféu edição 2016 escolheu como vencedores de 26 candidaturas apresentadas por 20 organizações portuguesas: Categoria Jovem a equipa de voluntários da Missão Servir, promovido pela Escola Secundária de Peniche; Categoria Geral a equipa de voluntários do Programa Gestão e Qualidade, da Fundação Manuel Violante, e Categoria Carreira a voluntária da ONGD Leigos para o Desenvolvimento, Fernanda da Conceição de Figueiredo dos Santos por mais de 16 anos de compromisso.
De destacar ainda o 2.º Congresso Português do Voluntariado sobre «um mundo desafiante», que se vai realizar a 21 outubro entre as 09h30 e as 18h00, em Lisboa, e um dos painéis temáticos é a pergunta «o voluntariado inspira a juventude?».
A Confederação Portuguesa do Voluntariado reúne 33 organizações de voluntariado e promotoras de voluntariado e foi constituída a 19 de janeiro de 2007.